segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Sobre a Vida na Irlanda (pontos positivos)



Este post é apenas para mostrar um pouco da minha percepção sobre a Ilha Esmeralda. Vou enumerar alguns pontos positivos e negativos de se morar aqui (em Dublin, no meu caso). E é claro que o que segue abaixo é apenas a minha opinião e corresponde à minha vivência na capital irlandesa (por enquanto, 7 meses), portanto, é só uma das muitas fontes que você pode ter ao pesquisar em sites e blogs por aí. Não há como não traçar um paralelo em comparação com a vida no Brasil, já que são os dois únicos países onde vivi. Posteriormente farei um post com os pontos negativos, mas nesse primeiro momento abordarei os positivos, que ao meu ver são:

1 - Segurança
Eu nunca me senti tão seguro quanto em Dublin. Mas é claro não é o paraíso. Rola furtos e assaltos, tem muitos maloqueiros que gostam de jogar ovos e outras coisas nas pessoas (as vítimas são, na maioria das vezes, estrangeiras). Mas, apesar disso tudo, ainda me sinto MUITO mais seguro do que no Brasil. Em Porto Alegre, ao menos, nunca ia passar pela minha cabeça ir do centro da cidade até a minha casa a pé, às duas e meia da madrugada. Bom, aqui eu fiz isso (algumas vezes) e nenhum sinal de perigo. Talvez eu tenha tido sorte? É, talvez. Mas a visão que fica é esta: a Irlanda, no geral, é um país seguro de se viver, e isso influencia muito no seu humor diário e no nível de stress.



2 - Custo de Vida
Muita gente que vive aqui diz que a Irlanda - em especial, Dublin - é um lugar caro de se viver. Não posso negar que se formos comparar com outros países da Europa, pode mesmo ser considerado um pouco mais caro. Mesmo assim, é inegavelmente mais "justo" que no Brasil. E chego a essa conclusão por fazer os cálculos do mês, incluindo compras no supermercado, conta de energia elétrica, internet, apartamento dentre outras, levando em consideração o salário mínimo por hora no país, que é de 8 euros e 65 centavos. Infelizmente não consegui emprego remunerado aqui, mas mesmo convertendo o Real em Euro, e sabendo que a moeda brasileira tá cada vez mais desvalorizada, ainda assim dá pra conseguir viver em Dublin por algum tempo mesmo sem emprego (contanto que você tenha trazido a grana necessária ao menos para a obtenção do visto de estudo/trabalho e do GNIB). É obvio que a conversão sempre dói no bolso do brasileiro, mas imagina pra quem vive aqui e recebe em euro? Com um salário mínimo é possível viver uma vida digna, coisa muito difícil de se conseguir no Brasil. Ah, um detalhe: aqui, até 2015, não se pagava conta de água. Agora é que estão começando a cobrar por esse recurso, e o povo tá protestando nas ruas por causa disso. O que nos leva ao terceiro ponto:

3 - A União do Povo
Nenhum país está livre da corrupção. E digo isso porque a corrupção não é inerente a um povo ou outro, mas ao ser humano de modo geral (oh, que profundo), mas a questão não é sobre o quão debilitado um país está pela corrupção, mas como seu povo se comporta diante dela. E não somente em relação à corrupção, mas também à competência do governo em gerenciar o país de maneira eficiente, ou ao menos de um modo que o povo julgue "justo".  Um exemplo que eu gosto de citar é o da conta de água, aqui da Irlanda. Como disse, a galera não pagava por esse recurso anteriormente, e agora terão de pagar. Bom, se você olhar para os outros países, verá que eles pagam pela água que consomem, nada mais normal, certo? Pode até ser, mas a verdade é que o povo irlandês não pagava por isso, e NÃO QUER pagar. Então, não interessa quem está no poder, não interessa o partido, não interessa se é o candidato que eu votei ou não. O povo vai às ruas e protesta. E foram muitos os protestos que ocorreram, eu vi vários acontecer, e ouvi várias conversas do tipo "quando as contas vierem, não vou pagar". E não eram apenas os "menos abastados" que estavam falando esse tipo de coisa. Não é só porque você tem condições de pagar por algo, que você TEM que pagar. Pra mim, isso só mostrou o quanto esse povo é unido. Não estou julgando se é certo ou errado tal comportamento, mas vejo que o povo abraça uma causa e vai à luta, ao invés de apenas defender partido A ou B, como se fossem peões se digladiando pelo rei.



4 - Diversidade Multicultural  
Andando pelas ruas de Dublin, você vai ouvir gente falando em italiano, espanhol, coreano, árabe, alemão, russo, japonês, muito português, ah, e é claro, um pouco de inglês! Posso estar exagerando, afinal, mesmo quem é estrangeiro arranha um pouco no inglês, e é possível se comunicar sem problemas contanto que você também saiba ao menos o básico do idioma. Mas a verdade é que é possível conhecer gente do mundo todo, e para quem nunca conheceu outra cultura além da brasileira, é muito interessante ter essa experiência.

5 - O Sistema de Transporte Público de Dublin
Algumas pessoas que moram aqui vivem reclamando que os ônibus atrasam às vezes, e são caros. Bom, mais uma vez, se você for comparar com o sistema de transporte público de outros países da Europa, talvez não seja tão bom, mas mesmo assim é MIL VEZES melhor que o transporte público do Brasil. Em Porto Alegre eu tinha que pegar uma linha todos os dias para ir ao trabalho (maldito T6), e o desgraçado do ônibus estava sempre lotado, atrasava (de 5 minutos à 1 hora) e você ainda corre o risco de ser assaltado (tanto na parada, quando dentro do ônibus). Falando assim até parece exagero, e quem dera que fosse, mas não é. Em Dublin você tem um ônibus decente de dois andares, que tem até wi-fi (nem sempre funciona, mas né), estações de trem bem localizadas, e um meio de transporte chamado LUAS, que são uma espécie de bondes modernos. E é claro que o cartão (Leap CARD) é integrado, e você pode usá-lo em todos os meios de transporte disponíveis. Ah, e na maioria das paradas de ônibus há um letreiro eletrônico que indica quais os próximos ônibus que estão para chegar, e quanto tempo irão levar para chegar na parada.



6 - Povo Receptivo
Talvez você já tenha ouvido aquela história que diz o seguinte: o povo irlandês é bem-educado, amigável, e vai estar sempre disposto a te ajudar. Bem... sim e não. Isso é história pra boi dormir (ditado velho, mas funciona). Em geral, tive sorte com os irish, a maioria foi sim bem-educada, principalmente no começo, quando eu precisava ficar perguntando informação a cada esquina, sempre me perdendo nas ruas. Mas isso não é uma unanimidade, e não acredito que haja algo assim, em qualquer lugar que seja. Algumas pessoas vão te tratar bem, outras não, isso independe do lugar onde você esteja. Claro que a cultura do local pode influenciar, mas acho que o principal determinante é o âmago da própria pessoa, em ser no mínimo cordial para com seu próximo. Muita gente, no Brasil, reclama que o povo é mal-educado, mas não percebem que isso não justifica a falta de proatividade em exercer a cordialidade tão cobrada dos outros. Resumindo, minha opinião sobre o povo irlandês é que eles são bastante receptivos a estrangeiros, e que se você tratá-los com respeito, também será respeitado (também pudera, os turistas e intercambistas ajudam a movimentar a economia do país).

Bônus: vale lembrar que estando na Irlanda, fica muito mais fácil conhecer os outros países da Europa. Tem empresas aéreas (Ryanair, por exemplo) que vendem passagens a preços baixíssimos.

Bônus²: quem me conhece sabe que eu não vivo sem pizza. Aqui existe um lugar chamado STAR PIZZA que vende uma pizza inteira + batatas fritas + refrigerante + molho por 5 EUROS! Cara, eu definitivamente vou sentir falta desse lugar. Esqueça os Pubs e o badalado Temple Bar, o maior ponto turístico é o STAR PIZZA com certeza.

É isso, o próximo post será sobre as desvantagens.


Té!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário