domingo, 17 de janeiro de 2010

O som da minha vida

Resolvi inaugurar o blog escrevendo sobre uma das minhas paixões: guitarras.

Não sei como um pedaço de madeira com 6 cordas de aço consegue me fazer voar tão longe, imaginar tantos cenários diferentes... pode até parecer loucura, mas a guitarra, além de meu instrumento favorito, é uma grande fonte de inspiração.


Na foto, uma das guitarras do John Petrucci, guitarrista do Dream Theater. Um modelo bem simples, de cores suaves, o headstock é interessante com quatro tarrachas de um lado e duas do outro, diferente dos modelos convencionais onde são três tarraxas pra cada lado ou as seis no mesmo. Marcação bolinha, simples e prático, o modelo é muito bonito mas o que mais me agrada mesmo é o som. Claro que o cara usa dezenas de efeitos de amplificadores e pedaleiras mas não dá pra negar que o timbre das guitarras dele é foda.


Apesar de gostar tanto assim de guitarras, nunca fiz aulas ou algo parecido, aprendi o que sei com a internet mesmo, posso dizer que eu sei arranhar as cordas e fazer um som que não seja apenas barulho. Sonho em um dia ter uma técnica apurada como a do próprio Petrucci (sonhar ainda é de graça). Se bem que... se eu tocasse no nível do Kirk Hammet do Metallica, eu já estaria feliz!

Apesar de ser um admirador da técnica e da velocidade, prefiro ouvir solos com mais feeling e versatilidade, mesmo que se origine de uma simples pentatônica.

Às vezes prefiro ouvir musicas instrumentais, principalmente as que dão ênfase à guitarra. 
A música instrumental me faz viajar muito mais... A melodia é limpa, não tem voz (senhor óbvio, é uma musica INSTRUMENTAL), e por mais distorção que exista nos arranjos da música, é possível criar infinitas interpretações diferentes de cada parte da melodia e juntar tudo como se fosse uma história. Muitas vezes uma música instrumental me fala muito mais ao coração e à mente do que palavras.

DICAS DE ALBUNS :

Suspended Animation - John Petrucci
No Gravity - Kiko Loureiro
Perpetual Burn - Jason Becker

2 comentários:

  1. Philk guitar man. Mas concordo ctg algumas vezes é melhor sair do cliche e ouvir um instrumental que pode te dizer muito mais coisas que as próprias palavras :B

    ResponderExcluir
  2. Muito legal Phil,eu gosto de várias músicas que vc ouve...em relação a guitarra...tenho vontade de tocar também, mas não sei se conseguiria a aprender sozinho..vc acha que consigo.apenas pela net?

    ResponderExcluir